ENTENDA MAIS OU MENOS COMO FUNCIONA UMA ESCOLA DE SAMBA |
Para que o desfile das escolas de samba aconteça, centenas de pessoas trabalham, e muito, durante todo o ano. Não é à toa que o evento é considerado o maior espetáculo da terra. Ao todo, seis grupos reúnem as agremiações do Rio de Janeiro: As do Especial, seguem o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA), e as dos Grupos de Acesso A, B, C, D e E, obedecem ao regulamento da Associação das Escolas de Samba (AESCRJ), que sofre algumas alterações de acordo com o grupo em que cada agremiação se apresenta. A estrutura básica de todas é a mesma, com a diferença do luxo e da criatividade que cada uma delas apresenta na avenida e que definem qual será a campeã. Saiba como funciona por dentro uma escola de samba: |
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Comissão de Frente |
No início era a velha guarda que reverenciava o público e pedia passagem. Com o tempo, esse grupo que tem como função apresentar a escola foi se sofisticando e trazendo convidados ilustres como atores, artistas circenses, personalidades etc. Todas as escolas investem e capricham nas coreografias |
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que são exaustivamente ensaiadas (cerca de quatro meses antes do desfile). Para orientar os passos dos componentes da comissão de frente, as escolas de samba passaram a convidar dançarinos, bailarinos ou professores de dança que assumiram o cargo de coreógrafo do grupo com a importante tarefa de apresentar a escola à platéia e aos jurados. Esse quesito vale ponto. |
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Carro Abre-Alas |
É como o próprio nome diz, onde a história começa. Muitas escolas trazem seu símbolo nesta alegoria; outras a utilizam para começar a contar o enredo. É sempre um sucesso. Normalmente vem com apenas um destaque principal. Não vale ponto individualmente. |
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Alas |
São grupos de componentes que utilizam a mesma fantasia e que se posicionam no espaço entre uma alegoria e outra. Nessas alas avulsas se concentra o sambista, que não caminha: evolui. Não se sacode: se acaba! O verdadeiro folião se esbalda pra valer no desfile. Muitos perdem de 1 a 2 |
quilos até cruzarem o fim da avenida. Outros gostam tanto da maratona carnavalesca que chegam a desfilar em mais de uma escola. Cabe aos diretores de harmonia da agremiação conduzir a evolução desses foliões. Não valem ponto individualmente. |
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Alegorias e Adereços |
É a parte mais suntuosa de todo o desfile. Os carros alegóricos contam a maior parte do enredo de uma escola de samba. No alto das alegorias, nos chamados queijos, vêm os destaques principais da agremiação, que costumam se dividir no central alto, central baixo, lateral direito e lateral esquerdo, |
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considerados os postos mais cobiçados. Os demais personagens que se apresentam nos carros alegóricos são denominados composições. Esse quesito vale ponto. |
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Destaques |
Os destaques - masculinos ou femininos são figuras que se apresentam nas escolas de samba e outras agremiações, desfilando isoladamente, no chão ou em carros alegóricos, ostentando ricas e bonitas fantasias. Eles representam personagens dos enredos e não medem esforços nos gastos, usando em suas |
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vestimentas até material importado. Não vale ponto individualmente. |
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Ala das Crianças |
Antes de o Juizado de Menores prestar atenção, era uma ala obrigatória. Mas hoje ela é facultativa. A maioria das escolas costuma levar, em média, 200 componentes mirins para a avenida. Não vale ponto. |
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Mestre-Sala e Porta-Bandeira |
São encarregados de levar o estandarte da escola de samba. Usam fantasias luxuosas, que, no caso da porta-bandeira, podem pesar até 40 quilos. As melhores duplas são verdadeiras feras da dança e costumam ser disputadas pelos dirigentes das agremiações. Apesar de muitas escolas de samba apresentarem |
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até quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira, apenas o primeiro, que costuma evoluir na frente da bateria da escola, é observado pelo júri na contagem dos pontos. |
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Bateria |
Representa para o desfile das escolas de samba o mesmo que uma orquestra para a ópera. A bateria é a reunião de diversos tipos de instrumentos de percussão, cujas batidas uníssonas, de sons graves e agudos, dão um desenho todo especial ao ritmo, conferindo características próprias aos conjuntos. Uma boa bateria |
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tem cerca de 350 integrantes. Os componentes são alinhados por instrumentos e guiados pelo primeiro diretor, chamado de mestre, que costuma conduzir os ritmistas por intermédio de outros diretores de bateria que ficam espalhados por toda a ala. |
É o mestre de bateria quem dita o ritmo das batidas e o andamento do samba ao som de apito e muitos gestos. Diversos microfones acompanham a bateria durante toda a sua evolução, para espalhar o som pelas caixas que ficam distribuídas pela avenida. Cada escola possui características individuais de |
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batidas e a cada ano, tentam se superar com novidades como paradinhas, coreografias, introdução de instrumentos diferenciados etc. Os instrumentos que compõem uma bateria são tamborim, pandeiro, chocalho, reco-reco, tarol, agogô, cuíca, repinique, caixa de guerra e |
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surdos de primeira, segunda e terceira marcação. Algumas escolas de samba têm rainhas, princesas e madrinhas da bateria que podem ser artistas, modelos ou escolhidas em concursos pela comunidade da agremiação. São sempre mulheres muito bonitas e que levam o público ao delírio com suas aparições. A bateria vale ponto. |
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Intérprete Oficial |
Era conhecido inicialmente como puxador de samba. Mas graças ao Jamelão, que ocupa esse posto na Estação Primeira de Mangueira, a nomenclatura teve que ser revista. Quase todos têm um vozeirão de fazer inveja. O intérprete é considerado figura fundamental responsável por cantar, em média, cerca de 65 vezes o samba-enredo durante o tempo de desfile. |
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Normalmente é acompanhado por dois ou três cantores de apoio. É ele quem determina o andamento do samba e conseqüentemente da agremiação. A maioria tem um grito de guerra que os identifica e os associa à escola de samba que está representando. É sempre um dos protagonistas. Apenas o samba-enredo é julgado e não o seu intérprete. |
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Passistas |
São os responsáveis em não deixar ficar um buraco na escola, quando a bateria entra no recuo. Espalham-se no espaço deixado pelos ritmistas e evoluem até que a ala seguinte preencha esse vazio. São homens e mulheres brilhantes no samba no pé e que esbanjam beleza e sensualidade. Não vale ponto. |
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Ala das Baianas |
Essa ala não conta ponto individualmente, mas as famosas “tias” são presença obrigatória no desfile. Essas senhoras com suas roupas rodadas levam uma vida dura: a fantasia que vestem pode chegar a pesar até 15 quilos. Algumas delas são bem idosas, mas costumam chegar inteirinhas no fim |
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do desfile. São verdadeiramente apaixonadas por suas escolas e não admitem a possibilidade de desfilar em outro lugar. É um espetáculo à parte vê-las evoluindo no refrão do samba com suas saias rodadas. |
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Ala dos Compositores |
É formada pelos poetas da escola. São eles que compõem os sambas das agremiações até que um deles seja escolhido, definitivamente, como o oficial. O samba é a trilha sonora do enredo, a ilustração poético-melódica do tema que a escola de samba desenvolve durante o desfile. |
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O samba-enredo pode ser descritivo (aquele em que o autor se preocupa em contar detalhes do enredo. É, em geral, longo e de difícil memorização); ou interpretativo (aquele que conta o enredo sem fixar-se em detalhes, mas contendo implicitamente a idéia, o espírito dos principais itens do tema. Os versos são, portanto, mais curtos e de mais fácil memorização). Seja descritivo ou interpretativo, o samba-enredo deverá possuir a necessária harmonia musical que propicie o canto e a evolução, sem esforço dos componentes, facilitando, ainda, a manutenção da cadência da bateria. O samba-enredo oficial conta ponto, a ala não. |
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Velha Guarda |
Houve um tempo em que os antigos componentes abriam o desfile. Foram chegando para trás e hoje costumam encerrar o espetáculo. Alguns de seus integrantes participaram da fundação das suas respectivas escolas de samba. Essa ala não vale ponto. |
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QUESITOS JULGADOS Bateria
Deve haver o perfeito entrosamento dos sons de todos os instrumentos. Samba-Enredo
A letra deve estar adequada ao enredo e a melodia deve ter características de samba. Harmonia
Todos os componentes devem cantar o samba-enredo junto com o intérprete da escola. Evolução
Alas e destaques não podem correr nem voltar na pista. O desfile deve ser coeso. Enredo
O tema proposto pelo carnavalesco deve ficar claro à medida que as alas vão passando na avenida. Conjunto
O desfile deve ser coeso e uniforme, com equilíbrio artístico e apresentação fluente. Alegorias e Adereços
Devem ter criatividade, significado e bom acabamento. Fantasias
Têm que estar adequadas ao enredo, unindo criatividade e bom acabamento. Comissão de Frente
O grupo deve saudar o público e apresentar o enredo de forma coordenada e em sintonia. Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Devem bailar em ritmo de samba em perfeito entrosamento. |
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