quarta-feira, 8 de junho de 2011

Imperadores do Samba definiu seu tema enredo para o Carnaval 2012

Comitiva da Imperadores do Samba, liderada pelo vice-presidente Odair Kotowski,
em audiência com o Poder Executivo de Cerro Largo
Crédito foto: Neivo José Schmidt/Assessoria de Imprensa Prefeitura

 

              Imperadores do Samba fará uma homenagemaos 109 anos de colonização de Cerro Largo. A Escola de Samba Imperadores do Samba de Santo Ângelo já definiu o seu tema enredo para o Carnaval 2012. Para o próximo desfile de escolas de Samba a entidade irá falar: “De Colônia Serro Azul a Cerro Largo – Berço Regional da Cultura”. 

            O presidente da escola, Ale Ferrari, diz que a sugestão do tema foi discutida entre a diretoria da Imperadores e um grupo de lideranças de Cerro Largo, liderada pelo prefeito Adair José Trott. O projeto foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira (6). A parceria é através da Prefeitura de Cerro Largo. “Ficamos muito felizes com a aprovação do nosso projeto, pelo interesse da administração municipal em divulgar o município em nível regional e estadual”, destaca.

Segundo o carnavalesco, Naijan Messa, a escola irá retratar a história do município desde a época da Colônia Serro Azul até os dias atuais com a emancipação de Cerro Largo, a economia que está baseada principalmente no setor de prestação de serviços, Comércio e Indústrias, o setor agrícola, a religião, a festa típica alemã (Oktoberfest), a universidade federal, a cultura, entre outros. “Será uma homenagem aos 109 anos de colonização do município, cujo marco inicial foi no dia 4 de outubro de 1902, além de uma valorização das potencialidades do município e de ações sociais”, explica.
            Em contrapartida aos recursos que serão repassados pelo Poder Público, a Imperadores do Samba dará início ao seu projeto de inclusão social denominado “Sonho de um Leão”. O vice-presidente da escola e idealizador do projeto, Odair Kotowski, salienta que o trabalho será implantado em bairros carentes de Cerro Largo e atenderá crianças, adolescentes e as famílias em situação de vulnerabilidade social. 

De julho de 2011 a fevereiro de 2012, aos finais de semana, serão ministradas oficinas de samba, produção de fantasias, produção de alegorias e adereços, desenho e pintura de carnaval e bateria, nos núcleos comunitários dos bairros escolhidos para o desenvolvimento do projeto. 

As oficinas serão desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde (turno integral) e o participante receberá, pelo menos, uma refeição no dia. Para participar, a pessoa deverá comprovar a escolaridade em escola de ensino regular. “Nosso objetivo é ensinar alguma coisa profissional que possa, futuramente, garantir renda aos envolvidos, além de retirar as crianças e adolescentes das ruas. Na rua, eles ficam a mercê do acesso as drogas e da criminalidade. No projeto, terão a oportunidade de participar de oficinas profissionalizantes com suas famílias”, enfatiza.

A data prevista para o desfile das Escolas de Samba, em Santo Ângelo, é o dia 11 de fevereiro de 2012. Em Cerro Largo, a escola deverá se apresentar no dia 18 de fevereiro de 2012.



0 comentários:

Postar um comentário