Brasões

Aqui estão os incríveis brasões, que representaram a caminhada da família Imperadores do Samba

Algumas de nossas destaques

Carolina Haag - ... - ... - Ana Paula Rangel

Destaques e passistas da escola

Porta estandarte – Mestre sala e Porta Bandeira – Destaque de chão – Rainha da bateria e Bateria.

Em manutenção

Em manutenção.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DECIDIDA A COMISSÃO DE FRENTE DA IMPROVISO P/ 2011

JAIRO JR. ACEITA CONVITE PARA COMANDAR COMISSÃO DE FRENTE DA IMPROVISO 2011

 

      O diretor da Cia. Burzum Jairo Jr. Foi convidado e aceitou mais um desafio para o carnaval de Rua de Santo Ângelo. Esta semana esteve em reunião com a diretória da Escola de Samba Improviso quando os detalhes foram acertados para a edição de 2011, e ele assumirá a comissão de frente para a próxima edição.



      
     Segundo informações do diretor geral da Escola de Samba Improviso Vinicius Makewitz a chegada deste profissional já era um sonho de anos anteriores, mas acabou se concretizando esta semana destacou.

      Desde a retomada do carnaval de Rua de Santo Ângelo na atual administração, Jairo JR, sempre esteve ligado com a Escola de Samba Mocidade Independente do Bairro São Carlos, quando em disputa sempre obteve a nota máxima na comissão de frente.

Segundo Vinicius Makewitz, no carnaval de 2011 o tema já foi definido, e vai trazer para a avenida do samba SÃO MIGUEL DAS MISSÕES, sendo que toda a equipe já trabalha para buscar o campeonato do ano que vem.

      Para Jairo Jr. Trabalhar na Improviso será um grande desafio, e sabe da responsabilidade que terá pela frente na busca de pontos importantes para a conquista do titulo. O carnavalesco só não revelou detalhes da Comissão de Frente da Improviso 2011.
radiocidadesa

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Escolas de Samba definem enredos para o carnaval de rua de 2011

      As sete escolas de samba que devem desfilar no Carnaval de Rua de Santo Ângelo, em 2011, já estão com os seus temas enredo definidos.

     A Imperadores do Samba vai falar sobre "Mitos, Folclores e Lendas Populares do Brasil", com histórias que vão o Oiapoque ao Chuí.

     A Unidos da Zona Sul entrará na avenida com o enredo "Zona Sul entra na máquina do tempo e retorna aos primeiros meios de comunicação do homem – Fogo e Tambor".

     A Acadêmicos do Improvizo fará uma homenagem a São Miguel das Missões, um dos Sete Povos Jesuítas.

      O Tema da Mocidade Independente de São Carlos será "Folclore e Cultura do Rio Grande do Sul: Sou Mocidade, sou gaúcho, sim senhor"; um resgate dos povos que contribuíram para a cultura riograndense.

      A Império da Zona Norte terá como enredo "Dos clássicos ao cinema nacional, a Império é Oscar neste Carnaval", uma homenagem ao cinema, especialmente ao Cine Cisne que ainda resiste com a maior tela do Rio Grande do Sul e aos cinemas Municipal e Cine Avenida que já fecharam.

     As escolas convidadas, ou seja, aquelas que apenas farão uma participação, sem direito de concorrer ao troféu, também querem mostrar um bom carnaval e definiram temas que relembram histórias infantis para ousar no colorido das alegorias.

      A Grande Pippi quer conquistar a imaginação popular falando de "Dom Quixote" que acreditando ter sido nomeado cavaleiro, sai pelo mundo imbuído das obrigações que sua ordenação lhe confere: proteger os fracos e estabelecer a justiça, além de defender sua adorada Dulcinéia, a donzela a quem, mesmo só a tendo visto uma ou duas vezes, promete seu amor eterno.

      Já a União do Alcebíades, que ficou fora do carnaval na última edição por descumprir regras do regulamento, promete voltar com tudo e fazer um bom desfile, destacando o tema "Mil e Uma Noites": que relembra a história de Sherazade, uma jovem de beleza e inteligência extraordinárias que enfrentou o poder do grande Sultão e conquistou seu coração.

     Ela criaria uma das mais belas histórias de amor no antigo Oriente.

     O Enredo é um dos quesitos fundamentais no julgamento dos jurados do carnaval, no entanto, as escolas precisam ainda ficar atentas a outros quesitos que serão avaliados, como: bateria, samba enredo, fantasia, evolução, mestre sala e porta bandeira, harmonia, ala das baianas, alegorias e adereços e comissão de frente.

     Com a definição dos temas, agora é hora de começar a montar as alas e carros alegóricos.

    Em 2010, a Unidos da Zona Sul, Imperadores do Samba e Acadêmicos do Improvizo conquistaram nota 10 do tema enredo.

      A Império da Zona Norte ficou com 9,5 e a Mocidade Independente de São Carlos, com 9,0.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CALENDÁRIO DE EVENTOS DE SANTO ÂNGELO E URUGUAIANA 1º SEMESTRE DE 2011

As informações impressas neste calendário foram fornecidas pelas prefeituras municipais e entidades organizadoras de eventos. Qualquer omissão ou alteração de data é de responsabilidade das mesmas.



SANTO ÂNGELO
- Carnaval de Rua 2011 (26 de fevereiro)
- 4º Canto Missioneiro da Música Nativa e 3º Canto Piá Missioneiro (24 a 27 de março)
- 15ª Fenamilho Internacional (30 de abril a 8 de maio)
- 3º Festival Junino (9 a 11 de junho)


URUGUAIANA
- 15º Laço de Duplas (21 a 23 de janeiro)
- Carnaval Fora de Época (24 a 26 de março)
- 7ª Festa Campeira da Parceria de Laçadores La Comparsa (25 a 27 de março)
- Feira do Terneiro (6 a 14 de maio)

sábado, 4 de dezembro de 2010

Começam os preparativos para o Carnaval de Rua 2011

Desfile está programado para o dia 26 de fevereiro e continuará na rua Marechal Floriano


        Quem já está sentindo saudade da folia do carnaval pode ficar tranquilo, porque os preparativos para o Carnaval de Rua 2011, em Santo Ângelo, já começaram.

           A festa que vai escolher a Corte da maior festa da região já tem data definida: será no dia 15 de janeiro de 2011, às 21h, no largo do Centro Histórico. Serão escolhidas a Rainha e Princesas, Rainha Gay e Rei Momo. As inscrições já podem ser feitas com os presidentes das escolas de samba.

        
         No próximo ano, a coordenação do Carnaval de Rua continuará sendo da Secretaria de Turismo e Esportes, mas com o apoio das secretarias de Cultura, Lazer e Juventude e Indústria e Comércio.

          De acordo com o coordenador do Carnaval de Rua, Luís Carlos Benites, o desfile das escolas de samba acontecerá a partir das 20h30, no dia 26 de fevereiro de 2011, no sábado que antecede o carnaval nacional. A Marechal Floriano (da rua Duque de Caxias à 25 de julho) será mantida como local para a realização do evento.

          Este ano, algumas pessoas que assistiram ao desfile e até mesmo alguns empresários sugeriram a mudança da passarela para outro local que permitisse até mesmo, a ampliação dos dias do evento. Foram sugeridos, a avenida Sagrada Família no bairro Pippi e a rua Imigrantes no bairro Oliveira; porém, as direções das entidades carnavalescas não entraram num consenso.

          Em 2011, a disputa por troféus será entre as seguintes escolas: Unidos da Zona Sul (Campeã em 2010), Imperadores do Samba (vice-campeã), Império da Zona Norte (3º lugar), Acadêmicos do Improvizo (4º lugar) e Mocidade Independente da São Carlos (5º lugar).

          Farão uma participação como convidadas, a União do Alcebíades (de volta depois de um ano fora da competição) e a mais nova escola, fundada este ano, A Grande Pippi (cujo presidente é Batu, um dos fundadores da Zona Sul). Estas duas escolas não poderão concorrer.

         Benites explica que a Prefeitura será a responsável por toda infraestrutura do evento (som e luzes). A organização do evento contará ainda com patrocinadores cujos recursos a serem arrecadados serão destinados, inteiramente, às escolas.

         Ao longo da Marechal Floriano serão instaladas de três a quatro arquibancadas com capacidade para cerca de 1,5 mil pessoas, com cobrança de ingresso. Em 2010, era apenas uma arquibancada e ficou lotada.

        Luís Carlos Benites adianta que dos 45 camarotes que serão montados em frente à Praça Leônidas Ribas, 29 já estão reservados, mesmo que o valor ainda ainda não tenha sido definido pela Liga Independente das Escolas de Samba de Santo Ângelo (Liessa).

        Nos próximos dias, a coordenação do Carnaval convocará a Liessa e os presidentes das escolas de samba para uma reunião que definirá outros detalhes do Carnaval de Rua 2011.


***************************************************************************************
CONFIRA AS ESCOLAS DE SAMBA QUE DESFILARAM EM 2011
*******************************************************************************

UNIDOS DA ZONA SUL
IMPERADORES DO SAMBA
IMÉRIO DA ZONA NORTE
ACADÊMICOS DO IMPROVIZO
MOCIDADE INDEPENDENTE DA SÃO CARLOS
UNIÃO DO ALCEBIADES (convidada)
A GRANDE PIPPI (convidada)

O que você achou do blog?



Obrigado por nos visitar

      Aproveite e deixe aqui um comentário falando o que você achou do blog!
      De sua opinião, colabore com ideais para melhorias e novos conteúdos em que você gostaria de ter acesso!
Imperadores do Samba agradece sua atenção

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Como é calculada a data do carnaval !!

Como é calculada a data do carnaval !!


O carnaval está entre as festividades ou feriados em que ocorre em datas móveis. Por isso, para muita gente ainda persiste o mistério em saber por que a data do carnaval varia de ano para ano.
O cálculo da data do carnaval se realiza conforme dia da Páscoa. Ele ocorre sempre 7 domingos antes do domingo de Páscoa. Porém, a Páscoa também é uma festividade com data móvel e para calcular a Páscoa devemos, basicamente, observar o seguinte acontecimento: o primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março, época em que ocorre o equinócio de março e conseqüentemente a mudança da estação. O equinócio é o ponto da órbita da terra em que se registra uma igual duração o dia e a noite. O fenômeno ocorre no dia 21 de março e 23 de setembro.

A Páscoa é uma festa de origens dos pastores nômades da época pré-mosaica e que perdurou por anos entre diversos povos, principalmente, os das regiões frias do hemisfério norte. Os povos se reuniam em comemoração a chegada da primavera com os dias mais quente e o fim das longas noites de inverno. Para eles, era época de se iniciar o trabalho com a terra para o plantio. Os povos aproveitavam as primeiras noites claras de lua cheia para saudar a nova estação em forma de festa. Mais tarde, o povo hebreu também passou a comemorar a sua histórica saída do Egito e posteriormente os cristãos passaram a comemorar a ressurreição de Cristo nesta mesma data.

Como funciona uma escola de samba

ENTENDA MAIS OU MENOS COMO FUNCIONA UMA ESCOLA DE SAMBA
 
      Para que o desfile das escolas de samba aconteça, centenas de pessoas trabalham, e muito, durante todo o ano. Não é à toa que o evento é considerado o maior espetáculo da terra. Ao todo, seis grupos reúnem as agremiações do Rio de Janeiro: As do Especial, seguem o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA), e as dos Grupos de Acesso A, B, C, D e E, obedecem ao regulamento da Associação das Escolas de Samba (AESCRJ), que sofre algumas alterações de acordo com o grupo em que cada agremiação se apresenta. A estrutura básica de todas é a mesma, com a diferença do luxo e da criatividade que cada uma delas apresenta na avenida e que definem qual será a campeã. Saiba como funciona por dentro uma escola de samba:

Comissão de Frente
      No início era a velha guarda que reverenciava o público e pedia passagem. Com o tempo, esse grupo que tem  como função apresentar a escola foi se sofisticando e trazendo convidados ilustres como atores, artistas circenses, personalidades etc.  Todas as escolas investem e capricham nas coreografias

que são exaustivamente ensaiadas (cerca de quatro meses antes do desfile). Para orientar os passos dos componentes da comissão de frente, as escolas de samba passaram a convidar dançarinos, bailarinos ou professores de dança que assumiram o cargo de coreógrafo do grupo com a importante tarefa de apresentar a escola à platéia e aos jurados. Esse quesito vale ponto.

Carro Abre-Alas
      É como o próprio nome diz, onde a história começa. Muitas escolas trazem seu símbolo nesta alegoria; outras a utilizam para começar a contar o enredo. É sempre um sucesso. Normalmente vem com apenas um destaque principal. Não vale ponto individualmente.


Alas

      São grupos  de componentes que utilizam a mesma fantasia e que se posicionam no espaço entre uma alegoria e outra. Nessas alas avulsas se concentra o sambista, que não caminha: evolui. Não se sacode: se acaba! O verdadeiro folião se esbalda pra valer no desfile. Muitos perdem de 1 a 2 
quilos até cruzarem o fim da avenida. Outros gostam tanto da
maratona carnavalesca que chegam a desfilar em mais de 
uma escola. Cabe aos diretores de harmonia da agremiação 
conduzir a evolução desses foliões. Não valem ponto individualmente.

Alegorias e Adereços
      É a parte mais suntuosa de todo o desfile. Os carros alegóricos contam a maior parte do enredo de uma escola de samba. No alto das alegorias, nos chamados queijos, vêm os destaques principais da agremiação, que costumam se dividir no central alto, central baixo, lateral direito e lateral esquerdo,

considerados os postos mais cobiçados. Os demais personagens que se apresentam nos carros alegóricos são denominados composições. Esse quesito vale ponto.

Destaques
      Os destaques - masculinos ou femininos são figuras que se apresentam nas escolas de samba e outras agremiações, desfilando isoladamente, no chão ou em carros alegóricos, ostentando ricas e bonitas fantasias. Eles representam personagens dos enredos e não medem esforços nos gastos, usando em suas

vestimentas até material importado. Não vale ponto individualmente.

Ala das Crianças
      Antes de o Juizado de Menores prestar atenção, era uma ala obrigatória. Mas hoje ela é facultativa. A maioria das escolas costuma levar, em média, 200 componentes mirins para a avenida. Não vale ponto.


Mestre-Sala e Porta-Bandeira
       São encarregados de levar o estandarte da escola de samba. Usam fantasias luxuosas, que, no caso da porta-bandeira, podem pesar até 40 quilos. As melhores duplas são verdadeiras feras da dança e costumam ser disputadas pelos dirigentes das agremiações. Apesar de muitas escolas de samba apresentarem

até quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira, apenas o primeiro, que costuma evoluir na frente da bateria da escola, é observado pelo júri na contagem dos pontos.

Bateria
      Representa para o desfile das escolas de samba o mesmo que uma orquestra para a ópera. A bateria é a reunião de diversos tipos de instrumentos de percussão, cujas batidas uníssonas, de sons graves e agudos, dão um desenho todo especial ao ritmo, conferindo características próprias aos conjuntos. Uma boa bateria

tem cerca de 350 integrantes. Os componentes são alinhados por instrumentos e guiados pelo primeiro diretor, chamado de mestre, que costuma conduzir os ritmistas por intermédio de outros diretores de bateria que ficam espalhados por toda a ala.
      É o mestre de bateria quem dita o ritmo das batidas e o andamento do samba ao som de apito e muitos gestos.  Diversos microfones acompanham a bateria durante toda a sua evolução, para espalhar o som pelas caixas que ficam distribuídas pela avenida. Cada escola possui características individuais de

batidas e a cada ano, tentam se superar com novidades como paradinhas, coreografias, introdução de instrumentos diferenciados etc. Os instrumentos que compõem uma bateria são tamborim, pandeiro,  chocalho, reco-reco, tarol, agogô, cuíca, repinique, caixa de guerra e

surdos de primeira, segunda e terceira marcação. Algumas escolas de samba têm rainhas, princesas e madrinhas da bateria que podem ser artistas, modelos ou escolhidas em concursos pela comunidade da agremiação. São sempre mulheres muito bonitas e que levam o público ao delírio com suas aparições. A bateria vale ponto.


Intérprete Oficial
      Era conhecido inicialmente como puxador de samba. Mas graças ao Jamelão, que ocupa esse posto na Estação Primeira de Mangueira, a nomenclatura teve que ser revista. Quase todos têm um vozeirão de fazer inveja. O intérprete é considerado figura fundamental responsável por cantar, em média, cerca de 65 vezes o samba-enredo durante o tempo de desfile.

      Normalmente é acompanhado por dois ou três cantores de apoio. É ele quem determina o andamento do samba e conseqüentemente da agremiação. A maioria tem um grito de guerra que os identifica e os associa à escola de samba que está representando. É sempre um dos protagonistas. Apenas o samba-enredo é julgado e não o seu intérprete.


Passistas
      São os responsáveis em não deixar ficar um buraco na escola, quando a bateria entra no recuo. Espalham-se no espaço deixado pelos ritmistas e evoluem até que a ala seguinte preencha esse vazio. São homens e mulheres brilhantes no samba no pé e que esbanjam beleza e sensualidade. Não vale ponto.



Ala das Baianas
      Essa ala não conta ponto individualmente, mas as famosas “tias” são presença obrigatória no desfile. Essas senhoras com suas roupas rodadas levam uma vida dura: a fantasia que vestem pode chegar a pesar até 15 quilos. Algumas delas são bem idosas, mas costumam chegar inteirinhas no fim

do desfile. São verdadeiramente apaixonadas por suas escolas e não admitem a possibilidade de desfilar em outro lugar. É um espetáculo à parte vê-las evoluindo no refrão do samba com suas saias rodadas.

Ala dos Compositores
      É formada pelos poetas da escola. São eles que compõem os sambas das agremiações até que um deles seja escolhido, definitivamente, como o oficial. O samba é a trilha sonora do enredo, a ilustração poético-melódica do tema que a escola de samba desenvolve durante o desfile.


       O samba-enredo pode ser descritivo (aquele em que o autor se preocupa em contar detalhes do enredo. É, em geral, longo e de difícil memorização); ou interpretativo (aquele que conta o enredo sem fixar-se em detalhes, mas contendo implicitamente a idéia, o espírito dos principais itens do tema. Os versos são, portanto, mais curtos e de mais fácil memorização). Seja descritivo ou interpretativo, o samba-enredo deverá possuir a necessária harmonia musical que propicie o canto e a evolução, sem esforço dos componentes, facilitando, ainda, a manutenção da cadência da bateria. O samba-enredo oficial conta ponto, a ala não.

Velha Guarda
      Houve um tempo em que os antigos componentes abriam o desfile. Foram chegando para trás e hoje costumam encerrar o espetáculo. Alguns de seus integrantes participaram da fundação das suas respectivas escolas de samba. Essa ala não vale ponto.


QUESITOS JULGADOS
Bateria
Deve haver o perfeito entrosamento dos sons de todos os instrumentos. 
Samba-Enredo
A letra deve estar adequada ao enredo e a melodia deve ter características de samba. 
Harmonia
Todos os componentes devem cantar o samba-enredo junto com o intérprete da escola.
Evolução
Alas e destaques não podem correr nem voltar na pista. O desfile deve ser coeso.
Enredo
O tema proposto pelo carnavalesco deve ficar claro à medida que as alas vão passando na avenida.
Conjunto
O desfile deve ser coeso e uniforme, com equilíbrio artístico e apresentação fluente.
Alegorias e Adereços
Devem ter criatividade, significado e bom acabamento.
Fantasias
Têm que estar adequadas ao enredo, unindo criatividade e bom acabamento.
Comissão de Frente
O grupo deve saudar o público e apresentar o enredo de forma coordenada e em sintonia.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Devem bailar em ritmo de samba em perfeito entrosamento.

Começam os ensaios para o carnaval

       Há pouco mais de três meses do carnaval, a Escola Imperadores do Samba intensifica os preparativos para o desfile. Os ensaios da bateria devem iniciar em 27 de novembro.  Toda comunidade é convidada a participar dos encontros na quadra escola, junto ao Poliesportivo. A Imperadores do Samba trabalha o ano todo para subsidiar sua apresentação no carnaval .
        Já estamos trabalhando, começaremos a confeccção de carros alegóricos novos. Queremos investir mais em brilho e luxo.  Nossa expctativa é de que possamos fazer um grande carnaval,  consagrar a Imperadores campeã do carnaval de rua de Santo ângelo _ diz o presidente da escola Zélio Severo.


 
Em 2010, a escola foi vice-campeã do carnaval de rua


         Segundo o presidente,  em 2011,  a Escola pretende colocar 350 integrantes na passarela do samba. Em 2010, 210 pessoas participaram do desfile, quando a Imperadores do samba conquistou o título de vice-campeã do carnaval. No próximo, a escola terá como enredo mitos, lendas e o folclore do Brasil.

DIRETORIA GESTÃO 2013/2015


PRESIDÊNCIA

PRESIDENTE - Grace Teresinha Rodrigues Taday

VICE PRESIDENTE - André Felipe Rocha

PRESIDENTE DE HONRA - Odair Kotowski






SECRETARIA

SECRETARIO:  Denise Thiel

2º SECRETARIO:  Lucimar da Silva Costa




TESOURARIA

TESOUREIRO:  Douglas Barbosa

2º TESOUREIRO:  Antonio Rafael Lima Verri




CONSELHO FISCAL E EFETIVO

Bruna Escobar

Daiane Quaresma


Suplentes

Raquel Reis

Rosane Reis




Carnavalesco

Comissão Carnavalesca




Mestre da Bateria



Diretor Bateria

Conrado dos Anjos

Diretor Bateria

Neri Ribeiro (Tiricia)



DIRETORES DE CARNAVAL


José Neri (tiricia)

Odair kotowski

Elias Maximo

Rosane Bieger

Robson Rodrigues

Eliane Basso

Raquel Reis

Daiane Quaresma

Tanara Montalvane

Naijan Messa

Jeanine Meyer

Jorge Almeida

Claudio Cardozo

1ª EXPOARTE SANTO ÂNGELO

     A primeira edição da Expoarte realizada no último final de semana, no Parque da Fenamilho, foi um sucesso de público e de comercialização.
     A avaliação preliminar é do presidente da Escola de Samba Imperadores do Samba e organizador da exposição, Zélio Severo.
     Conforme ele, nos dois dias de evento, circularam pelo parque mais de 5 mil pessoas vindas de diversas cidades gaúchas. O maior público compareceu no domingo (10), para prestigiar as bandas marciais, o festival de pandorgas, o rodeio do GTF Aparício Borges, teatro e circo.
     A Expoarte, de cunho sócio-artístico-cultural, buscou oportunizar e valorizar as diversas formas de artes de Santo Ângelo, entre elas: artes plásticas, artes cênicas e circenses, artesanto, escultura em madeira e ferro, artes marciais, etc. "Esta foi uma oportunidade para que artistas e artesãos amadores e profissionais apresentassem os seus talentos e as suas produções", destaca.
     Não havia cobrança de ingresso para ter acesso ao parque, porém, o visitante pôde participar de uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis. Aquele que participou da Expoarte demonstrou toda a sua solidariedade e com isso a Imperadores do Samba repassou ao Banco de Alimentos da Secretaria de Assistência Social, 440 quilos de alimentos, que serão destinados à entidades beneficentes do município.
     A Expoarte é um evento que além de mostrar as potencialidades artísticas da região, visa arrecadar recursos financeiros para a produção da escola de samba. Parte da venda de bebidas, comidas e lanches vai para a conta da escola. "Este evento vai muito além da arrecadação financeira para a escola. É bom frisar a importância de abrir um espaço mais amplo que pudesse integrar os artistas da região, especialmente os de Santo Ângelo, para mostrarem os seus feitos artísticos", acentua Zélio Severo.
     O balanço da exposição só será realizado no próximo dia 22 de outubro, sexta-feira. Neste dia, a comissão organizadora irá se reunir com os expositores para uma reunião de avaliação e para traçar metas para a 2ª edição que deverá acontecer em 2011.


Soberanas da 1° Expoarte




1ª EXPOARTE TRAPÉZIO




1ª EXPOARTE tecido aéreo com CLARISSA P.

 


-------------------------------------------------------------------------------
Galeria de fotos