Brasões

Aqui estão os incríveis brasões, que representaram a caminhada da família Imperadores do Samba

Algumas de nossas destaques

Carolina Haag - ... - ... - Ana Paula Rangel

Destaques e passistas da escola

Porta estandarte – Mestre sala e Porta Bandeira – Destaque de chão – Rainha da bateria e Bateria.

Em manutenção

Em manutenção.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES

Seja um de nossos seguidores para ajudar a divulgar nosso blog. Logo ao lado esquerdo um pouco mais embaixo, a um espaço escrito "seguidores", clique em (seguir).


Valeuuu a atenção!!!

Nova escola de samba

Escola de Samba Grande Pippi vai estrear no Carnaval de Rua 2011



Santo Ângelo passa a contar com mais uma nova escola de samba, a Grande Pippi, que vai estrear no Carnaval de Rua 2011. O assunto foi tema do encontro entre o prefeito Eduardo Loureiro com o presidente da entidade, Antônio Carlos da Silva (o Batu), o secretário geral, Vilson Rossini, a tesoureira Elisabeth Bordin, e a carnavalesca Eva Porciúncula. Também presentes na audiência a secretária de Turismo, Rosa Severo, e o coordenador do Carnaval de Rua, Luis Carlos Benites.
Durante a reunião, Batu mostrou ao prefeito o símbolo da escola que traz as cores verde, amarelo e vermelho e ao centro a figura de um cisne branco com coroa dourada, representando a Grande Pippi.
De acordo com o presidente da entidade,  a escola participará do evento, mas não disputa a premiação. A ideia é colocar na avenida cerca de 300 pessoas e mostrar à comunidade muita ginga e samba no pé.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O breque (a famosa paradinha)

        Vamos falando daqueles momentos em que a bateria para ou faz um acompanhamento distinto com um ou mais instrumentos, neste momento ela está fazendo uma convenção. Uma paradinha é uma convenção. Logo, convenção é um determinado arranjo combinado previamente e executado no acompanhamento do samba sem mudar o andamento do mesmo. Sempre será uma convenção, o acordo do mestre com seus (ritmistas) batuqueiros. 

        Para se chegar a isto é necessário muito ensaio, mas fica muito bonito quando bem resolvido e bem acabado. Aqui no Sul sempre houve em nossa baterias o que chamávamos de breque, que no Rio de Janeiro tem o nome de bossa e outras denominações menos conhecidas.
Sou do tempo em que nosso breques, por muito tempo feitos por uma passagem de caixetas (tamborins) na sua maioria. Hoje temos por conta da criatividade dos mestres uma infinidade de convenções, que são executadas por repiques, tarol, agogôs, etc. E isto acaba se tornando também uma ferramenta para identificarmos uma bateria, e definir se ela esta passando reta ou não.

        Se usa o termo passou reta exatamente quando a bateria tem a preocupação única de fazer a sustentação do samba, dentro do andamento normal sem alteração alguma. Exemplo de uma passagem assim aconteceu em um carnaval da Praiana, quando mestre Toralles assume a bateria dias antes do dos desfiles oficiais. Sem tempo para um trabalho mais elaborado, sua bateria passou firme e forte sustentando o samba, mas sem arranjos  breques ou bossas.

        A Paradinha, reza a lenda, aconteceu por uma acaso, em um acidente.  Em 1959, com o carnaval “Os Três Vultos que Ficaram na História”, Mestre André (José Pereira da Silva), por um erro, criou a famosa paradinha e não decepcionou: naquele dia, ele escorregou e caiu, a bateria parou. Levantou, e apontou para o repique. O repique entrou no tempo certo e então, nasceu, foi inventada a paradinha, explicou o seu filho o Andrézinho, do grupo Molejo.

       Responsável não só pela criação da paradinha, Mestre André inovou em vários aspectos. Foi ele que, junto de Tião Miquimba, da Bateria, criou o surdo de 3ª, (assunto que abordaremos outra hora). À época a Bateria da Mocidade destacava-se como a melhor do Carnaval carioca, chegava-se a dizer que a escola era uma bateria com várias pessoas sambando ao redor.

        Nos dias de hoje, percebe-se uma bateria com vida própria que se harmoniza com a escola para sustentar o canto, e definir a evolução. Mas não é só isto.  As nossas baterias criam momentos de enorme emoção em um desfile. Como coração da escola já construiu espaço para outros vôos.

       Uma bateria tem em media trezentos ritmistas, que tem a responsabilidade de não errar, não pode cansar correr ou arrastar tudo tem que estar perfeito, sob pena de derrubar uma escola.  As baterias de hoje, principalmente as do carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, gozam de prestigio merecido. Os batuqueiros não pagam suas fantasias (prática comum aqui também) e dão um enorme retorno.

        Aumentam o nível de dificuldade, bem ao gosto dos julgadores, que têm nos manuais de julgamento a orientação de  dar notas altas para quem trabalhar este quesito com inedetismo, criatividade e alto grau de dificuldade.  As baterias exploram hoje novos caminhos, fazendo bossas ou convenções. Inovam quando arriscam modernamente em arrojadas coreografias. Tais movimentos levam a massa expctadora ao delírio. Que venha mais, bossas, breques, convenções ou paradinha, elas fazem uma das partes mais  bonita do nosso carnaval.

Confira a História do Carnaval

Carnavais do Brasil

        Sem mais delongas siga abaixo a história do carnaval.
      O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
      O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
      No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
      No século XX o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
       A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
      O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
       Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.


Deixe seu comentario! Comente o que você achou de dessa informação

Foi dado o início da mais recente história

         No dia 27 de novembro de 2011 (sambado), Foi dado o inicio dos ensaios da bateria da escola de samba!
        Em nome de toda a diretoria da escola de samba, queremos agradecer a presença de todos aqueles em que participaram desse grande momento. Com certeza marcará o inicio de mais um grande carnaval, repleto de conquistas! Afinal de contas, fomos todos surpreendido :)!!!

Família Imperadores do Samba. Nem melhor, nem pior!!! Simplesmente Imperadores!!



Vejá algumas imagens
      Para ampliar a imagem, de um clique com o botão esquerdo do mouse! Obs: ao clicar com o botão esquerdo do mouse a imagem abrirá na mesma do blog. Para vc voltar ao blog cliquem "voltar".  Você pode abrir a imagem clicando com o botão direito do mouse e depois indo em "abrir em nova aba".






















segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ao nosso grande companheiro Felipe!!!

(Palavras de nosso grande companheiro)

Eu percebi que nem tdo eh possivel, que as vezes eh dificil sorrir, que a vida as vezes faz jogo duro,  mas que eu nao posso desistir..
Sempre ter fé e esperança que tdo vai dar certo na sua vida...
Pq aquilo que vc passa,vc recebe tdo em dobro de coisas boas!!!

Tudo passa sempre não importa o momento que estejamos vivendo, assim é a nossa realidade, temos que ter sempre a certeza de que seja o que for, passará, se a dor a tristeza, o desânimo estiverem presentes em sua vida, não se entregue pois em breve tudo passará, se por outro lado, você estiver vivendo um grande momento, aproveite-o, não o estrague por coisas pequenas, saboreie-o com calma, pois ele também passará ! (: 

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.**.*.*.*.*.*..*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.


Quando morre alguém
A quem se quer bem
O coração dói
A lágrima cai
A saudade vem!

Quando morre um amigo
Leva sempre consigo
Um pedaço...
Envolvido num abraço
Do tempo vivido!

Hoje, sabemos...
Que um amigo se foi
E muito sofreu...
Estamos todos tristes,
A sua vida nesse mundo chegou ao final
Mas em nossos corações
Para sempre ficará!

Em memória a um grande amigo; Felipe Milke Valença.
Com eterna saudade.
De todos os seus amigos



 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"Orkut" Imperadores do Samba

Para quem desejar, adicione o Orkut da escola! Basta clicar no amiguinho ai em baixo!!


  Para que você não saia do blog ao abrir o link do orkut da escola, clique com o botão direito do mouse em cima do leão, e depois, abrir em nova aba.

INICIO DOS ENSAIOS

INICIO DOS ENSAIOS
Dia 27/11/10 Iniciará os ensaios da Bateria, e também as isncrições de todas as candidatas a Rainhas e Princesas da e escola de samba Imperadores do Samba. Também  iniciará as inscriçõs para madrinha da Bateria!